InstagramFacebookWhatsappYou Tube - Quintal das Borboletas

contato@quintaldasborboletas.com.br

(19) 97105-8088 e  3258 6877

Home

Como Chegar

Contato

contato@quintaldasborboletas.com.br

(19) 97105-8088

Rua dos Expedicionários, 822 - Sousas - Campinas

Mariana, Ana Paula e Fabíola

Nosso Quintal

Muitos nos perguntam como foi a decisão de dar vida ao “Quintal das Borboletas”. A resposta é: por existir muito respeito e admiração entre nós; pelo encantamento com a Pedagogia Waldorf e pela vontade de que muitas crianças vivam num mundo mais acolhedor e amoroso!

​​​​​​​

Fabiola Canuto Loiola Schaefer: Diretora Administrativa

Mariana Herrera Ornellas : Diretora pedagógica

Ana Paula Basso Redaelli: Coordenadora Pedagógica

Agenda

Grupo de Estudos:

Semanalmente, sextas-feiras, às 8h, parte de nossa equipe e as famílias interessadas fazem a leitura de uma obra ligada à Antroposofia que é seguida de ampla e rica discussão acerca do tema escolhido.


Rodas de Conversa: Mensalmente, um profissional que atue melhorando a qualidade de vida das crianças promove uma conversa de forma franca e leve sobre temas ligados à educação de nossas crianças. Vejam os temas discutidos em 2018:


Alguns temas que conversamos na nossa Roda:

O famoso período denominado atualmente como "Terrible Two"
Birras, desafios do terceiro ano de vida, papel dos pais, limites;

Rotina e ritmo
A diferença entre o ritmo e a rotina, a importância do ritmo no dia a dia:

Crianças: "cabeça grande e cabeça pequena"
O que significam estes termos? Como observar e ajudar os seus filhos, conhecendo as necessidades de cada criança;


Vamos falar sobre o sono?
Como ajudar a criança a dormir bem; ritmo sono e vigília; a importância das sonecas durante o dia; 


O desenvolvimento infantil nos três primeiros anos de vida:
O desafio da chegada de uma criança na família; andar, falar e pensar : desenvolvimento sadio;

Alimentação de qualidade
Como fazer a introdução alimentar; alimentação saudável; ritmo na alimentação

O uso da tecnologia
Os malefícios dos meios eletrônicos na primeira infância; o que oferecer às crianças?

CARNAVAL:
Na Pedagogia Waldorf vivenciamos o ano por meio das épocas: as estações do ano e as festas cristãs. Geralmente, períodos de quatro semanas.
Durante a época de Verão temos o Carnaval, ao qual dedicamos uma semana. Fazemos uma pequena roda no momento da roda rítmica, com trechos de músicas carnavalescas, e confeccionamos uma máscara simples como fantasia. Algumas vezes a criança se fantasia com os panos que possuímos na sala. Utilizamos confete e serpentina para esta grande brincadeira quando podemos, junto com as crianças, vivenciar diferentes papéis (máscaras): ser uma princesa, um padeiro, um pintor, um pirata e muitos outros personagens. Através da dança, desse soltar-se, cria-se um movimento exterior. Após esse grande “soltar-se”, entra a época da Páscoa, de grande recolhimento.


SÃO JOÃO E FESTA DA LANTERNA:
A roda rítmica também possui o tema da menina da lanterna. A mesa de época é montada com este cenário juntamente com a temática de São João, sendo que essas duas épocas são comemoradas em uma só festa com as famílias.
Em um final de semana, enfeitamos a escola, fazemos brincadeiras, o teatro da lanterna (pode ser com bonecos de lã em uma mesa, ou com os pais e professores representando seus personagens), o passeio da lanterna, onde cada um leva sua lanterna acesa ao entardecer, guiando o caminho, ajudando aqueles que o vento apagou as luzes, culminando em uma fogueira, onde fazemos a roda de São João com as crianças e famílias.


FESTA DA PIPA:
Após as merecidas férias do meio do ano nós vivenciamos a época do vento.
É um tempo de seca, as sementes dormem no fundo da terra e esperam a chuva para brotarem. O vento constante dessa época permite que façamos atividades com vivência do elemento ar dentre outros: fazer e soltar uma pipa, catavento, bolinha de sabão.
Neste evento as famílias confeccionam a pipa juntamente com as crianças e posteriormente brincam todos juntos.


ÉPOCA DE MICAEL:
A primavera vai se apresentando e toda natureza, como num ato de coragem, começa a florescer. O homem desperta, uma vez que o Sol o puxa para fora, e agora deve atuar.
Para as crianças, contamos as histórias nas quais aparecem a imagem de São Micael dominando o mal que aparece em figuras de dragões. As histórias incentivam a força de vontade tão necessária para a formação de adultos fortes interiormente.
Com as crianças de jardim, fazemos desafios que estimulam habilidades corporais, de equilíbrio e destreza, trabalhando o medo e a coragem. Fazemos um lanche coletivo onde todos os colegas do período participam e terminamos a época com um teatro de bonecos que traz essa imagem do dragão.
Também desenhamos no chão um grande caracol com pedras e flores, no qual as crianças podem percorrer um caminho que vai até o “centro” (segurando um castiçal feito por ela mesma com argila e uma vela). Chegando no centro, a criança acende sua vela na vela central que está acesa e volta pelo mesmo caminho até sair novamente. Sua vela acesa é colocada no caracol até que no final ele fica todo iluminado.


FESTA DA PRIMAVERA:


FESTA DE NATAL:

Eventos

CARNAVAL
Na Pedagogia Waldorf vivenciamos o ano por meio das épocas: as estações do ano e as festas cristãs. Geralmente, períodos de quatro semanas. Durante a época de Verão temos o Carnaval ao qual dedicamos uma semana. Fazemos uma pequena roda no momento da roda rítmica, com trechos de músicas carnavalescas, e confeccionamos uma máscara simples como fantasia. Algumas vezes a criança se fantasia com os panos que possuímos na sala. Utilizamos confete e serpentina para esta grande brincadeira quando podemos, junto com as crianças, vivenciar diferentes papéis (máscaras): ser uma princesa, um padeiro, um pintor, um pirata e muitos outros personagens. Através da dança, desse soltar-se, cria-se um movimento exterior. Após esse grande “soltar-se”, entra a época da Páscoa, de grande recolhimento.

PÁSCOA

A época de Páscoa é muito comemorada no nosso Jardim!

Por meio de histórias sobre a transformação da lagarta em borboleta os educadores realizam um trabalho muito especial com as crianças.

Vários são os símbolos que representam esta época do ano: O coelho, o cordeiro ou a ovelha; ramos, o canto do galo e os ovos;

A busca aos ovos é muito divertida e cheia de significados. Ao longo das semanas anteriores são pintados ovos de galinha enviados pelas famílias; conta-se a história “O verdadeiro coelho da Páscoa” e, depois, as crianças saem com um cesto para encontrar os ovos que o verdadeiro coelho deixou para as crianças. Depois de encontrados os ovos são compartilhados por todas as crianças.

Fonte: “Infância vivenciada” – Patrícia Gimael 

​​​​​​​

​​​​​​​


SÃO JOÃO E FESTA DA LANTERNA

​​​​​​​A roda rítmica também possui o tema da “menina da lanterna”. A mesa de época é montada com este cenário juntamente com a temática de São João, sendo que essas duas épocas são comemoradas em uma só festa com as famílias. Em um final de semana, enfeitamos a escola, fazemos brincadeiras, o teatro da lanterna (pode ser com bonecos de lã em uma mesa, ou com os pais e professores representando seus personagens), o passeio da lanterna, onde cada um leva sua lanterna acesa ao entardecer, guiando o caminho, ajudando aqueles que o vento apagou as luzes, culminando em uma fogueira, onde fazemos a roda de São João com as  crianças e famílias. É inesquecível o passeio pela escola com as lanternas acesas no fim da festa. Algo muito especial para os familiares de nossas pequenas borboletas!​​​​​​​

​​​​​​​

​​​​​​​


FESTA DA PIPA

Após as merecidas férias do meio do ano nós vivenciamos a época do vento. É um tempo de seca, as sementes dormem no fundo da terra e esperam a chuva para brotarem. O vento constante dessa época permite que façamos atividades com vivência do elemento “ar” dentre outros: fazer e soltar uma pipa, cata-vento, bolinha de sabão. Neste evento as famílias confeccionam a pipa juntamente com as crianças. Usamos varetas de bambu, tesoura, cola branca, tirinhas de papel para a rabiola da pipa, papel de seda colorida e linha de nylon bem fininha. A diversão está presente tanto no momento em que se faz a pipa quanto no momento de empiná-la! É altamente pedagógico para a criança acompanhar todas as fases de confecção de um brinquedo tão simples, pouco poluente e altamente interessante!

​​​​​​​


ÉPOCA DE MICAEL

​​​​​​​A primavera vai se apresentando e toda natureza, como num ato de coragem, começa a florescer. O homem desperta, uma vez que o Sol o puxa para fora, e agora deve atuar.
Para as crianças, contamos as histórias nas quais aparecem a imagem de São Micael
dominando o mal que aparece em figuras de dragões. As histórias incentivam a força de vontade tão necessária para a formação de adultos fortes interiormente. Com as crianças de jardim, fazemos desafios que estimulam habilidades corporais, de equilíbrio e destreza, trabalhando o medo e a coragem. Também desenhamos no chão um grande caracol com pedras e flores, no qual as crianças podem percorrer um caminho que vai até o “centro” (segurando um castiçal feito por ela mesma com argila e uma vela). Chegando no centro, a criança acende sua vela na vela central que está acesa e volta pelo mesmo caminho até sair novamente. Sua vela acesa é colocada no caracol até que no final ele fica todo iluminado.​​​​​​​

​​​​​​​

FESTA DA PRIMAVERA

Na Primavera ocorre a explosão das flores e das sementes que caíram durante o outono, adormeceram durante o inverno e agora despertam com toda força interna para embelezar nossos dias. Esta estação nos leva à ação, atuação do querer. O verde na natureza se ilumina e é envolvido pelo colorido das flores. É tempo de fertilidade. Nossa alma parece transbordar de alegria pela magia das cores das borboletas, pássaros, abelhas e flores.

Essa época culmina em um dia festivo no qual as famílias estão presentes na escola para cantar e dançar, comemorando a primavera. Também confeccionamos coroas de flores naturais e plantamos mudas.

DIA DE SÃO NICOLAU

​​​​​​​Você conhece a celebração do Dia de São Nicolau?
Em dezembro, dia 6, comemoramos o dia de São Nicolau!
Em casa, no dia 5 de dezembro, podemos colocar uma meia e um prato com alimentos para o cavalo de São Nicolau. Uma cartinha também pode ser endereçada a ele!
No dia seguinte, uma grande surpresa: No lugar da comida a criança encontrará um cesto cheio de iguarias: pão de mel, maçãs, biscoito, trigo, nozes, etc....
Também são encontradas estrelinhas que caíram do manto do São Nicolau. As crianças ficam encantadas com esta comemoração.
Vivências de Natal que aquecem nossos corações!

NATAL

​​​​​​​O conteúdo da época do Natal, é o AMOR, é o que as crianças devem viver com intensidade nesta festa, o amor que une e fortalece os homens, o amor sem discriminação ou vaidade. A imagem deste sentimento é representada no nascimento de uma criança, e o homem vivencia esta época na medida em que se prepara para comemorar este nascimento, no dia 25 de dezembro. O nascimento de uma nova vida vem sempre cheio de esperança. Nossa festa de Natal finaliza o ano. A escola é preparada lindamente para celebrarmos o fim do ano escolar. Momento especial em que fazemos uma “cantata de Natal” com as famílias do Quintal.