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O que é o Ensino Waldorf?

Desenvolvido por Rudolf Steiner em 1919, o ensino Waldorf baseia-se numa abordagem que trata das necessidades e do desenvolvimento da criança em crescimento e do adolescente na fase de amadurecimento. Os professores Waldorf empenham-se em transformar o ensino em uma arte que eduque a criança como um todo e promovendo o fazer, o sentir e o pensar.

Algumas perguntas frequentes previstas no site da Federação Antroposófica do Brasil:

As escolas Waldorf são religiosas?

As escolas Waldorf não se denominam religiosas. Elas educam todas as crianças sendo irrelevante os seus contextos culturais ou religiosos. O método pedagógico é amplo e, como parte de sua tarefa, procura promover o reconhecimento e a compreensão de todas as culturas e religiões do mundo. As escolas Waldorf não fazem parte de nenhuma igreja. Não estão ligadas a nenhuma doutrina religiosa em particular, mas baseia-se na crença de que há uma dimensão espiritual para o ser humano e para tudo na vida. As famílias de alunos Waldorf são oriundas de uma ampla gama de tradições e interesses religiosos.Desenvolvido por Rudolf Steiner em 1919, o ensino Waldorf baseia-se numa abordagem que trata das necessidades e do desenvolvimento da criança em crescimento e do adolescente na fase de amadurecimento. Os professores Waldorf empenham-se em transformar o ensino em uma arte que eduque a criança como um todo e promovendo o fazer, o sentir e o pensar.

Como é o currículo numa escola Waldorf?

O ensino Waldorf aborda todos os aspectos legais da educação escolar de forma única e ampla. O currículo é planejado para atender às diversas etapas do desenvolvimento da criança. Os professores Waldorf se dedicam a criar um entusiasmo interior genuíno pela aprendizagem, o que é essencial para o sucesso educacional.
As crianças do maternal e do jardim-de-infância aprendem principalmente por meio da imitação e da imaginação.

O objetivo do jardim é desenvolver na criança pequena um senso de admiração e reverência por todas as coisas da natureza e nas relações humanas. Isto cria um anseio pelos assuntos acadêmicos que virão a seguir, nos cursos de grau.

As escolas Waldorf não se denominam religiosas. Elas educam todas as crianças sendo irrelevante os seus contextos culturais ou religiosos. O método pedagógico é amplo e, como parte de sua tarefa, procura promover o reconhecimento e a compreensão de todas as culturas e religiões do mundo. As escolas Waldorf não fazem parte de nenhuma igreja. Não estão ligadas a nenhuma doutrina religiosa em particular, mas baseia-se na crença de que há uma dimensão espiritual para o ser humano e para tudo na vida. As famílias de alunos Waldorf são oriundas de uma ampla gama de tradições e interesses religiosos.Desenvolvido por Rudolf Steiner em 1919, o ensino Waldorf baseia-se numa abordagem que trata das necessidades e do desenvolvimento da criança em crescimento e do adolescente na fase de amadurecimento. Os professores Waldorf empenham-se em transformar o ensino em uma arte que eduque a criança como um todo e promovendo o fazer, o sentir e o pensar.

As atividades do jardim de infância incluem:

Ouvir histórias, lidar com marionetes, brincar criativamente.

Canto, euritmia (movimento).

Jogos e brincadeiras com dedos.

Pintura, desenho e modelagem em cera de abelha.

Ajudar a assar e cozinhar, passeios na natureza.

O ensino Waldorf prepara as crianças para o mundo real? De que forma?

Certamente nós somos influenciados por aquilo que o mundo nos apresenta, mas o fato é que o mundo é configurado pelas pessoas, e não as pessoas pelo mundo. Porém essa configuração do mundo só é possível ocorrer de uma forma saudável quando as pessoas estão de posse de sua natureza total como seres humanos.

O ensino, em nossa sociedade materialista, enfoca o aspecto intelectual do ser humano e não valoriza outros essenciais para o nosso bom desenvolvimento, e que são:

nossa vida dos sentimentos (emoções, estética e sensibilidade social), nossa força de vontade (a habilidade para fazer as coisas) e nossa natureza moral (ser transparente a respeito do correto e do incorreto).

Nós somos incompletos sem a visão do desenvolvimento integral do ser humano.

Para isso, numa escola Waldorf os assuntos práticos e artísticos desempenham um papel tão importante quanto a gama total de assuntos acadêmicos tradicionais que a escola oferece.

O prático e o artístico são essenciais no preparo para a vida no mundo ‘real’.

O Ensino Waldorf reconhece e respeita a extensão total das potencialidades humanas.

Trata a criança como um todo, empenhando-se em despertar e enaltecer todas as capacidades latentes.

O Ensino Waldorf tem como ideal uma pessoa educada de modo a estar informada sobre o mundo e sobre a história e a cultura humanas; a ter muitas habilidades práticas e artísticas, a sentir uma reverência profunda pelo mundo natural e uma comunhão com ele, e a poder agir com iniciativa e em liberdade perante as pressões econômicas e políticas.

Há muitos alunos de todas as idades, formados em escolas Waldorf, que personificam esse ideal e que talvez sejam a melhor prova da eficácia desse ensino.

A preparação para a vida inclui o desenvolvimento de pessoas com múltiplos atributos, e que se completem mediante suas relações com o mundo todo.

Por que as escolas Waldorf ensinam a ler tão tarde?

Cada criança é um indivíduo diferente, e os pais de vários filhos certamente percebem isso. Devemos respeitar o caminho de cada uma, valorizando as capacidades individuais. É possível constatar que crianças saudáveis que aprendem a ler mais tarde não são prejudicadas por isso – ao contrário:

são capazes de alcançar rapidamente as que aprenderam a ler mais cedo.

Respeitando-se a velocidade de cada uma, elas não irão desenvolver o ‘cansaço em decorrência da leitura e do aprendizado’, que muitas crianças alfabetizadas muito cedo experimentam mais tarde.

Algumas crianças irão querer aprender a ler cedo por si próprias; esse interesse poderá ser atendido desde que originado realmente na criança, e não estimulado pelos adultos. Alguns pais ficam ansiosos ao perceber que seus filhos estão lentos na aprendizagem. Toda criança tem seu momento certo para ‘decolar’. Muitas vezes a ansiedade dos pais é assimilada pela criança. É importante que os pais saibam lidar com suas próprias apreensões e com as de seus filhos. O crescimento e o desenvolvimento humano não ocorrem de uma forma linear, e nem podem ser medidos. O que vive, cresce e existe na vida humana só pode ser entendido com a mesma faculdade humana capaz de entender as leis metamórficas invisíveis da natureza viva.

Por que as escolas Waldorf recomendam limitar o tempo de televisão, vídeos e rádio para as crianças e jovens?

Um objetivo central do Ensino Waldorf é estimular o desenvolvimento saudável da imaginação e da criatividade em seus alunos.  A preocupação dos professores Waldorf é a de que a mídia eletrônica impeça o desenvolvimento da imaginação da criança. Eles estão preocupados tanto com os efeitos físicos da mídia na criança em desenvolvimento quanto com o conteúdo de grande parte da programação.

Há cada vez mais pesquisas para fundamentar estas preocupações.

Nesse sentido, indicamos como leituras: Mídia e violência, de Heinz Buddemeier (Ed. Antroposófica – http://www.antroposofica.com.br);

Computadores e TV, de Valdemar Setzer; Endangered minds: why our children don’t think (Mentes em perigo: por que nossas crianças não pensam) e Failure to connect: how computers affect our children’s minds for better and worse (Fracasso em conectar: como os computadores afetam a mente de nossas crianças para o melhor e o pior), de Jane Healy; Four arguments for the elimination of television (Quatro argumentos para eliminação da televisão),de Jerry Mander; The plug-in drug (A droga plugada), de Marie Winn; e Evolution’s end: claiming the potential of our intelligence (O fim da evolução: reivindicando o potencial de nossa inteligência) de Joseph Chilton Pearce.